25 de abril de 2012

Sobre relatórios

Postado por

Sobre relatórios

As métricas são contabilizadas segundo os métodos utilizados por ad servers, que são softwares de veiculação de campanhas online, que utilizam regras distintas dos softwares de web analytics. As métricas de um software não deverão ser comparadas com as métricas do outro.

A boo-box segue todas as boas práticas regidas pela IAB Brasil e EUA, além de trabalhar em parceria com empresas renomadas como a comScore, para padronização de metodologias de contabilização de métricas.

Assim, os dados auferidos por meio do AdServer da boo-box são inteiramente confiáveis e reais. Em caso de dúvidas consulte o material sobre possíveis discrepâncias aqui.

Sobre possíveis discrepâncias em relatórios

A comparação de resultados entre softwares diferentes (AdServers e web analytics) pode conter discrepâncias devido ao uso de diferentes metodologias de análise.

Os principais motivos são:

1. Não se pode garantir que o analytics esteja instalado corretamente no site em questão. Diversas discrepâncias têm origem em instalações incorretas ou incompletas, como, por exemplo, falhas de configuração do Script / Url do Script, não instalação em todas as páginas, entre outras;

2. Não é possível garantir que o analytics será efetivamente carregado se ele for alocado ao final de todas as páginas (footer), ou se houver quebra na conexão do usuário, entre outros;

3. Alguns sistemas de web analytics não utilizam o padrão do mercado (IAB) para identificação de algumas métricas, adotando critérios próprios, como no caso de:
> Anti-fraude: neste caso pode ocorrer a eliminação de cliques ou conversões que, de acordo com a norma oficial, seriam legítimas.
> Usuários únicos: a porcentagem de descarte de cliques para contabilização de usuários únicos (Visitas) pode divergir ocasionando discrepâncias;
> Taxa de rejeição (Bounce): alguns web analytics utilizam uma metodologia própria para marcar uma Visita como Rejeitada (Bounce). Além de disponibilizar funcionalidades de Event Tracking que podem modificar algumas métricas de acordo com a interação do usuário com a página.